I TRAVESSIA INTEROCEÂNICA B100 (BIO10-INULAT)
Entre os dias 08 de janeiro e 03 de março do corrente ano, a Iniciativa UFBA Latina (INULAT) – organismo autônomo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vinculado ao Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO) - realizou a I Caravana da Integração, composta de estudantes e pesquisadores da UFBA, que percorreu aproximadamente 25.000 km de ônibus atravessando nove países sul-americanos (Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela), tendo por objetivo principal difundir e estimular a ideia da integração regional, notadamente entre as Universidades da região. Este projeto contou com diversos apoiadores, dentre eles: Centro Internacional Celso Furtado, Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA), Ministério das Relações Exteriores, Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria da Educação do Governo do Estado da Bahia, LABMUNDO, Odebrecht, Itaipu Binacional, Vivo, FAPEX, Caballeros de Santiago e Rastec.
Paralela à concepção do projeto da Caravana surgiu a proposta do BIO10: a formação de um grupo de pesquisa regional sul-americano sobre a temática da bioenergia. Esta iniciativa tem por objetivo intercomunicar as Universidades e grupos de pesquisa que se debruçam sobre o tema, potencializando assim o intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e a criação de um banco de dados comunitário sobre as pesquisas regionais. Os primeiros contatos para a consolidação do BIO10 foram realizados ainda durante a Caravana da Integração, através do contato com reitores, autoridades e pesquisadores do tema nos nove países visitados, o que demonstra o crescimento do interesse pela temática da bioenergia no continente sul-americano. Em consonância com o perfil da INULAT, o BIO10 busca associar o conhecimento teórico a iniciativas práticas que despertem o interesse da sociedade para a temática da integração regional na América do Sul, tal como defendida pela atual orientação diplomática brasileira, através de alternativas e aplicações viáveis em curto e médio prazo e que possuam caráter multidisciplinar. Imbuídos desse espírito e dispostos a colaborar, mesmo que de forma modesta, para o estabelecimento de um modelo de integração regional que priorize também o intercâmbio de saberes e a sustentabilidade, a INULAT através do BIO10 realizará a I Travessia Interoceânica B100.
A Travessia, a ser realizada em janeiro de 2011, consiste em uma expedição terrestre que partirá de Salvador, percorrendo 6.007 km até a cidade de Ilo no Peru, e retornando mais 5.846 km até chegar novamente em Salvador, constituindo-se enquanto pedra fundamental das atividades de pesquisa e intervenção do BIO10. O principal diferencial desta Travessia está no fato de ser a primeira feita com veículo abastecido exclusivamente com B100, que será produzido a partir de óleos e gorduras residuais (OGR) oriundos do dendê e processado na Usina de Biodiesel da UFBA. As diversas condições de temperatura e pressão atmosférica (passaremos por trechos com mais de 4.500 metros de altitude) as quais os veículos serão submetidos no trajeto fornecerão rico material para análise pelo Laboratório de Energia e Gás (LEN) da UFBA, potencializado pela utilização de modernos equipamentos de telemetria georeferenciados que farão a análise e registro do funcionamento do motor em cada tipo de situação. Testaremos também novos sistemas de pré-aquecimento e purificação do combustível de origem vegetal. Durante a Travessia a expedição buscará estabelecer contato com Universidades e centros de pesquisa que estejam desenvolvendo algum tipo de trabalho no âmbito da bioenergia, a fim de trocar experiências e promover a criação de uma rede ampla de intercâmbio e pesquisa nesta temática na América do Sul.
EQUIPE BIO10
Fabrízzio Cedraz - licenciado em Ciências Sociais - fabrizziocedraz@gmail.com
Fabio Pablo - Cientista Político - fabio@labmundo.org
Danilo Mendonça - Administrador - mbardani@gmail.com
André Luís - graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental - andrelsb@hotmail.com
Matheus Paiva - graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental - matheuspbrasil@hotmail.com